O Poliéster é uma fibra sintética (produzida pelo homem) composta por ácido tereftálico ou dimetiltereftalato (diácido) e etileno glicol (diálcool) – produtos derivados do petróleo. Possui excelentes propriedades mecânicas, tais como resistência à tração e bom alongamento. O PTA é transformado em polímeros (pedacinhos de plástico) que são transformados num fio preliminar, o POY, sem tratamento, o fio POY não serve para fazer tecido. É no sector de texturização que os fios vão ganhar textura, o papel da texturização é, basicamente, aquecer e torcer o POY para que este se transforme num fio mais flexível, para que possa ser usado pela indústria têxtil. Tecidos e malhas feitos com fios de poliéster são usados extensivamente em confecções e têxtil lar, de camisas e calças a casacos, chapéus, lençóis, cortinados, carpetes, cordas e cintos de segurança.
Tecidos de poliéster possui vantagens específicas sobre os tecidos com fibras naturais tais como resistência às rugas, durabilidade e retenção de cor. Como resultado, as fibras de poliéster são muito misturadas com as fibras naturais para produzir um tecido com propriedades das fibras sintéticas sem perder o toque das fibras naturais.
Tipos de Fio
Texturizado Meio-mate, Brilhante e Extra-mate
Fibra sintética cada vez mais utilizada na elaboração de tecidos técnicos, em função de sua durabilidade é hoje uma das fibras mais utilizada na indústria têxtil.
Antibacteriano
Desenvolvido na base da molécula de prata para garantir uma maior eficácia contra microorganismos e o aparecimento de odores desagradáveis provenientes da humidade e do calor.
Anti-UV
Tem características únicas de filtragem, para melhorar as propriedades de proteção contra o sol, tendo varias aplicações têxteis e não só.
Fio Reciclado
Atende aos padrões de certificação Öeko-Tex. Polímero reciclado de flocos de garrafa de plástico (PET).
A garrafa PET é um recipiente muito útil, mas é um problema para o meio ambiente já que não é biodegradável. Com milhões dessas garrafas sendo produzidas diariamente por todo o mundo, o descarte das garrafas usadas se tornou uma grande preocupação.
No entanto, essas garrafas usadas podem ser recicladas. Elas são lavadas, classificadas e moídas em flocos. Isto pode ser usado para substituir tradicionais chips de poliéster que são derivados do petróleo. A matéria-prima reciclada é então extrudida, fiada e texturizada para se tornar o fio de filamento
Anti-Ácaros
Fio especialmente formulado para utilização na industria têxtil ( colchões, carpetes, têxteis lar, etc). É um inibidor contra a existência de ácaros.
Hidrófilo
Mantém o corpo seco aumentando um conforto graças a sua estrutura de fibras flexíveis que permite transportar a humidade para o exterior.
Fio Ignifugo
É um retardador de chama para fibras de polyester concebido para resistir á chama e de ter propriedades para a sua extinção. Quimicamente, consiste em polietileno tereftalato com a adição de componentes fosfóricos. Não contem derivados halogéneos.
Aplicações





